x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
Educar para prevenir
Públicado à muito tempo atrás, por Portal da Diálise
Novela Sol de Inverno - SIC

Sol de Inverno a sua nova novela da noite. A personagem Teresa (Inês Castel-Branco) vai descobrir que tem insuficiência renal e vai passar pela hemodiálise e por um transplante.

"Tem 33 anos. É filha de Laura e sempre foi muito chegada ao pai. É a mais responsável e certinha dos cinco filhos de Laura, aquela que tem mais jeito para os negócios, a mais trabalhadora e aplicada. Teresa sempre foi uma pessoa saudável e enérgica e é apanhada de surpresa quando descobre que sofre de insuficiência renal (devido a uma infeção).

Descobrir que vai deixar de ter a vida saudável e normal para passar a depender de uma máquina três vezes por semana, três horas por dia, faz com que Teresa olhe para a vida com outros olhos.

Um transplante renal passa a ser a única solução para voltar a ter uma vida mais normal e todos os irmãos fazem testes para saber se são compatíveis. O único que pode doar-lhe um rim é Eduardo, que não consegue dizer imediatamente que aceita submeter-se a uma cirurgia para ajudar a irmã.

Pressionado pela família, o transplante realiza-se mas o corpo de Teresa rejeita o órgão e o processo volta ao início com Teresa a ter de ingressar na lista de espera para o transplante e a viver dependente de um telefonema que pode salvar-lhe a vida. "

 

Comentários

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Comentários





  1. Que pena que a mensagem seja transmitida desta forma. Aquilo que é dito da Diálise peritoneal em relação à hemodiálise tem pouco sentido e em relação ao transplante ainda é pior. É rarissima a perda dum transplante renal de dador vivo no período precoce por rejeição aguda. Faltou melhor acessoria científica?

  2. Não gostei que o dr. tivesse dito que tinha preferência pela hemodiálise. que era melhor , a produção foi mal informada. e por isso influenciada. Eu faço Diálise peritoneal. E tenho melhor qualidade de vida.

Artigos em Destak
Dossiê Renal
Videos
Eventos

Novidades

Tabela da Composição de Verduras e Legumes Crus 

Calculadora Nutrição - Ganho de peso interdialítico máximo - Total de líquidos permitidos em 24horas

Tabela da Composição de Alimentos. A sua alimentação constitui um pilar importante no tratamento da insuficiência renal.

Sabia Que?

Em hemodiálise o consumo de frutos secos e oleaginosas é desaconselhado.

A ingestão diária de sódio deve ser entre 1840 e 2300mg.

Considera-se líquidos não só a água, mas também gelados, refrescos, sumos, bebidas alcoólicas, sopa, chá, cafe, leite...

Cálculo a quantidade de líquido a ingerir por dia: Volume de urina de 24horas + 500ml.

A primeira descrição de aplicação clínica da Diálise Peritoneal foi em 1923 por George Ganter.

Fruta cozida tem menos um terço de potássio, não ultrapassar duas peças de fruta por dia. 

Poupe os Rins. Vigie e trate .....hipertensão, infeções urinárias, hipertrofia da próstata, gota, diabetes.
Em Portugal, o primeiro transplante renal proveniente de um dador cadáver acontece em 1980.
O excesso de sal implica acumulação de liquido no corpo.
Mantendo um trânsito intestinal regular, favorece uma maior eliminação de potássio.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE
CENTROS E UNIDADES DE DIÁLISE
SUBSCREVER NEWSLETTER
Equipa da Portal da Diálise
Educar para prevenir
Lidos
Benefícios de mirtilos selvagens

Estudo: Benefícios de mirtilos selvagens abundam na saúde. Esta nova pesquisa, publicada na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, mostra que as dietas de mirtilos selvagens, a longo prazo, podem ajudar a melhorar ou prevenir patologias associadas à síndrome metabólica, incluindo a doença cardiovascular e diabetes.
 

Ver todos
Rim artificial que garante mais liberdade aos dialisados está a caminho

Milhões de pacientes de diálise em todo o mundo poderão, a curto prazo, gozar de uma maior liberdade de movimentos, poupando dinheiro, através do uso de um dispositivo portátil que substitui a função do rim. É esta a convicção do presidente da Awak Technologies Pte Ltd, que pretende ter este produto disponível no mercado em breve.

Ver todos

 
Videos  |  Ver Todos
Março, 2015
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do website www.portaldadialise.com tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de profissionais de saúde e especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores e nutricionistas.
ver todos
© 2015 Portal da Diálise - Todos os direitos reservados
Powered by LV Engine - connecting solutions