x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
Educar para prevenir
Públicado à muito tempo atrás, por Portal da Diálise
Novela Sol de Inverno - SIC

Sol de Inverno a sua nova novela da noite. A personagem Teresa (Inês Castel-Branco) vai descobrir que tem insuficiência renal e vai passar pela hemodiálise e por um transplante.

"Tem 33 anos. É filha de Laura e sempre foi muito chegada ao pai. É a mais responsável e certinha dos cinco filhos de Laura, aquela que tem mais jeito para os negócios, a mais trabalhadora e aplicada. Teresa sempre foi uma pessoa saudável e enérgica e é apanhada de surpresa quando descobre que sofre de insuficiência renal (devido a uma infeção).

Descobrir que vai deixar de ter a vida saudável e normal para passar a depender de uma máquina três vezes por semana, três horas por dia, faz com que Teresa olhe para a vida com outros olhos.

Um transplante renal passa a ser a única solução para voltar a ter uma vida mais normal e todos os irmãos fazem testes para saber se são compatíveis. O único que pode doar-lhe um rim é Eduardo, que não consegue dizer imediatamente que aceita submeter-se a uma cirurgia para ajudar a irmã.

Pressionado pela família, o transplante realiza-se mas o corpo de Teresa rejeita o órgão e o processo volta ao início com Teresa a ter de ingressar na lista de espera para o transplante e a viver dependente de um telefonema que pode salvar-lhe a vida. "

 

Comentários

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Comentários





  1. Que pena que a mensagem seja transmitida desta forma. Aquilo que é dito da Diálise peritoneal em relação à hemodiálise tem pouco sentido e em relação ao transplante ainda é pior. É rarissima a perda dum transplante renal de dador vivo no período precoce por rejeição aguda. Faltou melhor acessoria científica?

  2. Não gostei que o dr. tivesse dito que tinha preferência pela hemodiálise. que era melhor , a produção foi mal informada. e por isso influenciada. Eu faço Diálise peritoneal. E tenho melhor qualidade de vida.

Artigos em Destak
Dossiê Renal
Videos
Eventos

Artigos em destak
Lidas
Transplante Renal e Diabetes

Apesar de existirem diversos estudos que avaliam e analisam a qualidade de vida de pessoas com doença renal crónica, poucos têm abordado a qualidade de vida de doentes que foram transplantados, as suas preocupações e os novos desafios que surgem após a cirurgia, como o reconhecimento de sinais e sintomas associados à infecção e rejeição

História da Diálise (Parte 4) A Diálise Peritoneal Contínua Ambulatória e uma história por terminar

Entre as décadas de 1960 e 1970 surgiu um interesse renovado pela Diálise Peritoneal devido aos avanços técnicos, à disponibilidade comercial da solução de diálise e ao desenvolvimento de sistemas automatizados de diálise. Em 2014, sabemos que a história da Diálise continua em aberto....

Lista de Artigos
Rim artificial que garante mais liberdade aos dialisados está a caminho

Milhões de pacientes de diálise em todo o mundo poderão, a curto prazo, gozar de uma maior liberdade de movimentos, poupando dinheiro, através do uso de um dispositivo portátil que substitui a função do rim. É esta a convicção do presidente da Awak Technologies Pte Ltd, que pretende ter este produto disponível no mercado em breve.

Os Analgésicos e os seus Rins | 5 Dicas

Ao abrir o armário dos medicamentos lá de casa, é provável encontrar pelo menos um tipo de medicação para as dores. Frequentemente as pessoas não se apercebem que esses mesmos fármacos que ajudam as dores de cabeça latentes a desaparecerem, que reduzem as febres e aliviam as dores podem ter efeitos colaterais perigosos, incluindo danos para os rins.

Lista de Artigos
Novidades

Tabela da Composição de Verduras e Legumes Crus 

Aumento do n.º de Transplantes Renais em Portugal

Calculadora Nutrição - Ganho de peso interdialítico máximo - Total de líquidos permitidos em 24horas

Tabela da Composição de Alimentos. A sua alimentação constitui um pilar importante no tratamento da insuficiência renal.

Ciclo de Workshops de culinária para doentes em diálise
Sabia Que?
Mais de 6500 pessoas acima dos 65 anos a fazer tratamentos como a hemodiálise no país. (2014)
Os rins filtram os produtos tóxicos e o excesso de água da corrente sanguínea, eliminando-os através da urina.
Diabetes e Hipertensão são fatores de risco para a saúde dos rins
Considera-se líquidos não só a água, mas também gelados, refrescos, sumos, bebidas alcoólicas, sopa, chá, cafe, leite...
A unidade que realizou mais transplantes renais de dador vivo foi a do Hospital Geral de Santo António. (2012)

Crise económica faz aumentar número de hipertensos em Portugal

Cálculo a quantidade de líquido a ingerir por dia: Volume de urina de 24horas + 500ml.

Para que se consiga eliminar os produtos tóxicos é necessário um mínimo de horas.

Poupe os Rins. Vigie e trate .....hipertensão, infeções urinárias, hipertrofia da próstata, gota, diabetes.

As análises mensais permitem avaliar se o tempo e eficácia de diálise estão adequados


Equipa da Portal da Diálise
Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do website www.portaldadialise.com tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de profissionais de saúde e especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores e nutricionistas.
Videos  |  Ver Todos
Janeiro, 2015
DomSegTerQuaQuiSexSáb
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Profissionais de Saúde

MAIS novidades para 2015!

ver todos
© 2015 Portal da Diálise - Todos os direitos reservados
Powered by LV Engine - connecting solutions