Educar para prevenir
Sabia Que?
O transplante renal foi o primeiro tratamento substitutivo da função renal em 19 doentes. Gabinete de Registo da SPN, 2012
Em Portugal, o primeiro transplante renal proveniente de um dador cadáver acontece em 1980.
Em hemodiálise o consumo de frutos secos e oleaginosas é desaconselhado.
Em Portugal 1 em cada 10 pessoas sofre de Doença Renal Crónica.
Mais de 6500 pessoas acima dos 65 anos a fazer tratamentos como a hemodiálise no país. (2014)
O número de doentes em DP continua a aumentar em Portugal.
Foram 2323 doentes que iniciaram tratamento substitutivo da função renal em 2012
Insuficiência Renal Crónica afeta 10% da população mundial
A ingestão diária de sódio deve ser entre 1840 e 2300mg.
Metade das pessoas acima dos 75 anos têm um risco de Insufiência Renal Crónica
Novidades
Aumento do n.º de Transplantes Renais em Portugal

2013-01-29 10:31
Pâncreas artificial é nova promessa tecnológica para tratar diabetes tipo 1

Diabetes mellitus tipo 1 é uma disfunção metabólica e uma das formas de diabetes mellitus. É uma doença auto-imune que resulta em destruição das células beta do pâncreas, as quais produzem insulina. A única forma de controlar a doença é injectando insulina. Em Portugal deve haver 650.000 diabéticos dos quais cerca de 10% serão de tipo 1.

Estudo publicado a 28 de janeiro 2013, Canadian Medical Association Journal (CMAJ), pode ter um grande impacto sobre o tratamento da diabetes tipo 1, acelerando o desenvolvimento do pâncreas artificial externo.

O equipamento (Pâncreas artificial) calcula o nível de glicose no sangue, libertando insulina automaticamente sem a intervenção do paciente, é a mais nova promessa tecnológica para o tratamento de diabetes tipo 1.

"Nós descobrimos que o pâncreas artificial melhoraram o controle da glicose em 15 por cento, e reduziu significativamente o risco de hipoglicemia quando comparado com a terapia convencional de bomba de insulina", explica o engenheiro Ahmad Haidar.  "O pâncreas artificial também resultou numa redução de 8 vezes o risco de hipoglicemia, e uma redução de 20 vezes o risco de hipoglicemia noturna."

Pessoas que vivem com diabetes tipo 1 devem gerir cuidadosamente os seus níveis de glicose no sangue para garantir que eles permanecem dentro de uma faixa-alvo. Controlo da glucose no sangue é a chave para evitar graves complicações a longo prazo relacionados com níveis elevados de glicose (tais como a cegueira ou a insuficiência renal), hipoglicemia (glicose no sangue perigosamente baixo que pode levar à desorientação, confusão e, se a perda consciência).

Pâncreas artificial! Será o futuro do tratamento do diabetes tipo 1?

Imagem : Institut de recherches cliniques de Montreal

Comentários

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Comentários






Artigos destak
Lidas
Festejar o dia São Valentim sem comprometer os seus rins

A regra de ouro é planear: investigar qual a melhor opção para si e para o seu par, de forma a saírem ambos satisfeitos deste dia festivo. Uma dieta especial é parte integrante do seu tratamento. Saber Comer. É Saber Viver!

Doença Renal Crónica evidenciada no Dia Mundial do Rim

A 13 de Março de 2014 comemora-se mais um Dia Mundial do Rim. Este ano o foco é Doença Renal Crónica (DRC) e o envelhecimento. Esta doença pode desenvolver-se em qualquer idade, mas torna-se mais comum com o aumento da idade. Têm de ser unidas forças para sensibilizar, incentivar a prevenção e educação para combater esta doença e superar este grave problema de saúde pública.

Fotojornalista documenta a sua experiência de viver com uma doença crónica

Luna Coppola, fotojornalista de 32 anos, descobriu que sofria de Doença Renal Crónica (DRC) em 2004 e assim viveu na última década. Primeiro viveu a doença em silêncio e quando a doença atingiu o seu ponto inevitável voltou-se para a diálise.

Doente Renal Crónico - A Depressão no Natal

O Natal é uma época de alegria e esperanças optimistas. Normalmente é assim, mas para muitas pessoas, até para os doentes renais crónicos pode ser uma época muito triste e se fazer acompanhada por sentimentos de solidão, desamparo e desânimo.

Época Natalícia é propícia aos excessos alimentares

O que se recomenda para os doentes com insuficiência renal crónica nesta época do ano, é o que se aconselha durante o restante tempo e as principais preocupações devem ser em relação à quantidade de proteínas, potássio, fósforo, sódio, água que devem ingerir.

Lista de Artigos
Maioria de insuficientes renais portugueses consideram informação sobre as opções terapêuticas insuficiente

Em Portugal, cerca de 40% de insuficientes renais crónicos não têm a possibilidade de escolher o tratamento de substituição da função renal.

Exames de sangue detetam doença autoimune do rim

Os exames de sangue que evidenciem anticorpos particulares podem diagnosticar com precisão a nefropatia membranosa, uma doença autoimune. Os pacientes com elevados níveis destes anticorpos tendem a ter uma doença mais severa, enquanto aqueles que registam níveis baixos geralmente experienciam a remissão.
 

 

Rim artificial que garante mais liberdade aos dialisados está a caminho

Milhões de pacientes de diálise em todo o mundo poderão, a curto prazo, gozar de uma maior liberdade de movimentos, poupando dinheiro, através do uso de um dispositivo portátil que substitui a função do rim. É esta a convicção do presidente da Awak Technologies Pte Ltd, que pretende ter este produto disponível no mercado em breve.

Fotojornalista documenta a sua experiência de viver com uma doença crónica

Luna Coppola, fotojornalista de 32 anos, descobriu que sofria de Doença Renal Crónica (DRC) em 2004 e assim viveu na última década. Primeiro viveu a doença em silêncio e quando a doença atingiu o seu ponto inevitável voltou-se para a diálise.

Os Analgésicos e os seus Rins | 5 Dicas

Ao abrir o armário dos medicamentos lá de casa, é provável encontrar pelo menos um tipo de medicação para as dores. Frequentemente as pessoas não se apercebem que esses mesmos fármacos que ajudam as dores de cabeça latentes a desaparecerem, que reduzem as febres e aliviam as dores podem ter efeitos colaterais perigosos, incluindo danos para os rins.

Lista de Artigos
Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do website www.portaldadialise.com tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de profissionais de saúde e especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores e nutricionistas.
Videos  |  Ver Todos
Abril, 2014
DomSegTerQuaQuiSexSáb
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
ver todos
© 2014 Portal da Diálise - Todos os direitos reservados
Powered by LV Engine - connecting solutions