x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
Educar para prevenir
2013-01-29 10:31
Pâncreas artificial é nova promessa tecnológica para tratar diabetes tipo 1

Diabetes mellitus tipo 1 é uma disfunção metabólica e uma das formas de diabetes mellitus. É uma doença auto-imune que resulta em destruição das células beta do pâncreas, as quais produzem insulina. A única forma de controlar a doença é injectando insulina. Em Portugal deve haver 650.000 diabéticos dos quais cerca de 10% serão de tipo 1.

Estudo publicado a 28 de janeiro 2013, Canadian Medical Association Journal (CMAJ), pode ter um grande impacto sobre o tratamento da diabetes tipo 1, acelerando o desenvolvimento do pâncreas artificial externo.

O equipamento (Pâncreas artificial) calcula o nível de glicose no sangue, libertando insulina automaticamente sem a intervenção do paciente, é a mais nova promessa tecnológica para o tratamento de diabetes tipo 1.

"Nós descobrimos que o pâncreas artificial melhoraram o controle da glicose em 15 por cento, e reduziu significativamente o risco de hipoglicemia quando comparado com a terapia convencional de bomba de insulina", explica o engenheiro Ahmad Haidar.  "O pâncreas artificial também resultou numa redução de 8 vezes o risco de hipoglicemia, e uma redução de 20 vezes o risco de hipoglicemia noturna."

Pessoas que vivem com diabetes tipo 1 devem gerir cuidadosamente os seus níveis de glicose no sangue para garantir que eles permanecem dentro de uma faixa-alvo. Controlo da glucose no sangue é a chave para evitar graves complicações a longo prazo relacionados com níveis elevados de glicose (tais como a cegueira ou a insuficiência renal), hipoglicemia (glicose no sangue perigosamente baixo que pode levar à desorientação, confusão e, se a perda consciência).

Pâncreas artificial! Será o futuro do tratamento do diabetes tipo 1?

Imagem : Institut de recherches cliniques de Montreal

Comentários

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Comentários






Novidades

Tabela da Composição de Alimentos. A sua alimentação constitui um pilar importante no tratamento da insuficiência renal.

Tabela da Composição de Verduras e Legumes Crus 

Calculadora Nutrição - Ganho de peso interdialítico máximo - Total de líquidos permitidos em 24horas

Sabia Que?

Em hemodiálise o consumo de frutos secos e oleaginosas é desaconselhado.

A ingestão diária de sódio deve ser entre 1840 e 2300mg.

Considera-se líquidos não só a água, mas também gelados, refrescos, sumos, bebidas alcoólicas, sopa, chá, cafe, leite...

Cálculo a quantidade de líquido a ingerir por dia: Volume de urina de 24horas + 500ml.

A primeira descrição de aplicação clínica da Diálise Peritoneal foi em 1923 por George Ganter.

Fruta cozida tem menos um terço de potássio, não ultrapassar duas peças de fruta por dia. 

Poupe os Rins. Vigie e trate .....hipertensão, infeções urinárias, hipertrofia da próstata, gota, diabetes.
Em Portugal, o primeiro transplante renal proveniente de um dador cadáver acontece em 1980.
O excesso de sal implica acumulação de liquido no corpo.
Mantendo um trânsito intestinal regular, favorece uma maior eliminação de potássio.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE
CENTROS E UNIDADES DE DIÁLISE
Ciclo de Workshops de culinária para doentes em diálise
Equipa da Portal da Diálise Férias em diálise
Os cruzeiros oferecidos são acessíveis aos insuficientes renais que necessitam de diálise, transplantados, suas famílias e amigos. As embarcações estão equipadas com uma unidade de diálise gerida por um nefrologista e enfermeiros qualificados. Na medida do possível, a diálise é organizada quando o navio está no mar afim de desfrutar as paragens e excursões. A inscrição ainda está sujeita à aprovação da equipe médica e da reunião de 12 passageiros em diálise por cruzeiro.

Newsletter

Videos  |  Ver Todos
Fevereiro, 2015
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do website www.portaldadialise.com tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de profissionais de saúde e especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores e nutricionistas.
ver todos
© 2015 Portal da Diálise - Todos os direitos reservados
Powered by LV Engine - connecting solutions