Alimentação & Receitas

Morangos em quantidades adequadas, são uma ótima opção, pois além de não conterem um teor muito elevado de potássio, são uma importante fonte de antioxidantes.

Como é regra na alimentação, os frutos secos poderão ser consumidos desde que na dose certa. Por exemplo, poderás fazer uma equivalência nutricional substituindo uma das peças de fruta aconselhadas por dia por 20g de frutos secos, estes alimentos são ricos em alguns antioxidantes como os ácidos gordos polinsaturados ómega 3, o selénio e a vitamina E.

 

 

Normalmente não há necessidade de fazer restrição de potássio na diálise peritoneal cerca de 30% do potássio ingerido é excretado através das fezes e os restantes 70% são eliminados pela urina e dialisato. Apenas em caso do potássio estar elevado é que se deve fazer uma restrição de alimentos ricos em potássio na dieta.

 

Cheesecake de morangos e sementes

  • 100 g de sementes de girassol

  • 100 g de sementes de sésamo

  • 30 g de sementes de abóbora

  • 12 tâmaras sem caroço

  • 30 g de óleo de coco

  • Flor de sal q.b.

  • 300 g de morangos

  • 15 ml de sumo de laranja

  • 120 ml de mel

  • 500 g de queijo mascarpone

  • 3 folhas de gelatina

 

Torre as sementes no forno, a 180ºC, 6-8 minutos. Deixe arrefecer e triture-as grosseiramente. Junte as tâmaras, o óleo de coco, 60 ml de mel e o sal e triture até obter uma massa pegajosa. Coloque numa forma de mola ou num aro, com cerca de 20 cm e cubra o fundo com uma fina camada. Leve ao congelador.

Demolhe a gelatina e leve ao lume com o sumo de laranja, até derreter. Junte o mel e os morangos triturados. Envolva na mistura o queijo mascarpone.

Verta sobre a base de sementes e congele cerca de 1 hora e meia.

 

 

Fruta da Época

 

Nota:

Não deve prescindir do apoio do seu dietista/nutricionista que o auxiliará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e quais a porções indicadas, adequadas e seguras para si, no seu dia-a-dia, com especial atenção e cuidado no período em que fica mais tempo (fim de semana) sem fazer hemodiálise.

Publicado: Mataloto | 2018-06-11 10:22 Última atualização: 2018-06-11 12:10:19 Fonte: Tags : Alimentação, Doces & Sobremesas, Fruta, Receita
Partilhar:
Cláudia Silva Mataloto

 

A "Fruta da Época", mais do que uma marca e do que uma rubrica no nosso portal, é um estilo de vida que vai conquistar todos aqueles que valorizam uma alimentação saudável, tendo por base a fruta, consumida de preferência na sua época de frutificação.

A fruta pode ser consumida de diferentes formas e não apenas crua. Em pratos salgados, doces ou em bebidas. A criatividade e a sua conjugação com outros ingredientes podem fazer do seu consumo uma agradável experiência, mesmo para quem não seja adepto deste tipo de alimentos, em particular as crianças. As receitas da "Fruta da Época" vão mostrar-lhe que uma fruta não é apenas uma fruta, mas sim uma experiência deliciosa que pode ser partilhada.

Artigos Relacionados
Comentários