Transplante Renal

 

Perguntas Frequentes

 

TRANSPLANTE RENAL ?

O transplante renal consiste na implantação de um rim saudável num doente com doença renal crónica, habitualmente já em programa de diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal). O transplante pode ser efectuado antes de iniciar diálise quando o rim é proveniente de um dador vivo. A pessoa transplantada não deixa de ser um doente renal, necessitando de efectuar sempre mediação com finalidade de evitar a rejeição do rim transplantado.

QUE TRANSPLANTES SÃO EFETUADOS HOJE EM DIA?

Quase todos os órgãos ou Tecidos podem ser transplantados. As técnicas de transplantação modernas oferecem possibilidades quase ilimitadas graças à investigação desenvolvida em todo o mundo, em particular relativamente à transplantação com dadores vivos. Estes transplantes ocorrem mais frequentemente entre membros da mesma família. As suas principais vantagens são a redução do tempo em lista de espera, a capacidade de planear a cirurgia de transplantação, em vez de lidar com uma emergência, e uma melhor qualidade dos resultados.

EXISTE IDADE MÍNIMA PARA SER DADOR?

Não há limite de idade; é suficiente que o órgão ou tecido colhido seja saudável. No caso de um menor, os pais são determinantes para a doação, de acordo com critérios específicos de modo a assegurar o respeito pelos direitos do dador.

Publicado: portaldadialise | 2017-03-20 14:15 Última atualização | 2017-03-20 19:00 Imagem | © Shutterstock
Partilhar: